Portfólio

Apresento a seguir, imagens de algumas das produções de ePubs que fiz ultimamente, para visualização de interessados. Os livros que apresento foram encomendados e cada um dentro de uma necessidade específica.

Agora com o lançamento do ePub 3 as possibilidades serão ainda melhores.

O software usado para visualização dos ePubs no computador foi o Adobe Digital Editions (ADE). Verifiquem que em cada obra existe um sumário na lateral esquerda. Esse sumário é conseguido por meio da Tablet of Contents (TOC). O InDesign gera esse índice automaticamente, se os estilos de títulos estiverem aplicados corretamente.

Mas se não gerar, não é o fim do mundo, pois dá para fazer esse sumário no Sigil manualmente. Dá trabalho, mas fica perfeito.

Outro item a ser observado é a divisão das páginas em colunas, quando a tela é “puxada” aumentando a visualização do texto. Para que não fiquem linhas enormes, compridas, há um comando inserido por meio de um arquivo XPGT, que possibilita este recurso.

Seguem as imagens e explicações sobre cada obra.

———————————————————————————————————-

Contabilidade tributária

O material mais complicado que trabalhei até agora. O formato do ePub tinha que ser o mais fiel possível da publicação impressa, o que as vezes é muito difícil de se conseguir.

A formatação ficou exatamente de acordo com a solicitação do cliente. Esta obra tinha imagens, tabelas de diversos formatos, box de comentários e razonetes.

O mais complicado neste caso foi conseguir uma correta formatação para os razonetes, para que todos ficassem em um tamanho fixo, porém sem o uso de imagens, somente com tabelas. Quando eu consegui me senti vitoriosa!

O sumário interno aqui ficou com sublinhado, para ficar claro que eram links. Particularmente, prefiro sem o sublinhado.

 Foto de ePub de contabilidadeClique na imagem para ampliar.

———————————————————————————————————-

Fragmentos de cibercultura

Livro simples, porém inovador. O autor queria uma obra que o leitor poderia escolher aleatoriamente uma página para ser lida, como um livrinho de bolso que você pega, folheia e para em uma página qualquer e lê para ver a “sorte” do dia. Observem que neste os links foram formatados de forma que quando o mouse é posicionado sobre um número este torna-se ativo e fica sublinhado! É uma possibilidade que fica agradável aos olhos.

Para o sumário, não caberia fazer uma lista com todos os fragmentos existentes no livro, não daria esta impressão, então fiz uma espécie de matriz com o número de cada fragmento, para que o leitor pudesse fazer seu sorteio!

Cada fragmento por sua vez tem um link de retorno para a matriz.

Por seu uma obra diferenciada, foi possível também trabalhar um pouco a formatação visual, fugindo do padrão normalmente encontrado em ePubs.

Imagem de ePub de livro de bolso Clique na imagem para ampliar.

 ———————————————————————————————————-

Ilha dos destinos

Obra tranquila, com epígrafe e nota de autor em formato de link.

Formatado num estilo tradicional sem muita modificação visual, porém mantendo uma harmonia entre fonte e cores.

 Imagem ePubClique na imagem para ampliar.

———————————————————————————————————-

O poder na administração pública brasileira

Obra bem acadêmica, com todos os pré-textuais que uma obra tem direito, mais elementos de apoio ao texto. Ou seja, com dedicatória, lista de figuras, prefácio, com citações diretas longas, com autor-data no texto, títulos com bastante hierarquia, imagens, listas ordenadas, enfim, uma obra bem do estilo acadêmico.

O que não impediu de usar um estilo diferenciado para o início de parágrafo.

 Imagem de ePub de obra acadêmicaClique na imagem para ampliar.

———————————————————————————————————-

Redesenhando identidades

Mesmo estilo de capítulo aplicado nesta obra, pois se adéqua também ao seu formato. Obra com citações, quadros, epígrafes. Esta continha uma lista de referências ao final de cada capítulo, sendo possível seguir o mesmo caminho de leitura do autor, acessando os links de suas referências.

Além de uma lista bem extensa de autores linkados, cada qual com sua biografia.

Imagem de ePub com citacoesClique na imagem para ampliar.

comentários
  1. mkalves disse:

    gostei muito do lance da matriz para escolher a página a ser lida. pode ser uma idéia interessante também para contos curtos. parabéns!

  2. Olá Adriane.
    Parabéns pelo Portfólio e teu espaço virtual.
    São muito bons e demonstra que você tem grande domínio sobre o assunto.

    Eu, ao contrário de ti, sou “novato” na editoração eletrônica, especificamente diagramação.
    Diagramei três livros de ‘amigos e conhecidos’, e estou preparando o quarto. Penso em convertê-los para ePUB, mas ainda não tive a oportunidade (ou curiosidade) de experimentar este recurso no meu InDesign CS5.
    Você também (usa) usou o IDCS5 para as conversões? Fez algum curso?, comprou algum livro?
    Existe algo em particular e/ou indispensável para tais conversões?

    Eu poderia postar no “CONVERSÃO PARA EPUB” lá no e-groups, mas senti que seria uma boa eu trocar umas ideias contigo aqui, e ‘tentar’ aprender alguma coisa, obter dicas, etc.

    Tem um tempinho aí para tantas perguntas?

    Obrigado.

    • adrianeianzen disse:

      Oi Gilmar, desculpe a demora na resposta, andei bem atarefada estes dias. Bom, creio que muita coisa já foi respondida na última discussão que tivemos no grupo. Com certeza quando tiver mais dúvidas, no grupo será muito mais ágil uma resposta do que por aqui, visto que acesso mais lá do que o meu blog! Obrigada pelo contato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s